3 de mar. de 2009

Avançam os estudos de zoneamento da cana-de-açúcar

Está em fase avançada o estudo sobre o zoneamento da plantação da cana-de-açúcar no Brasil, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse trabalho fornecerá ao governo federal as informações necessárias para que o país cresça no desenvolvimento da produção da cana-de-açúcar de forma sustentável e de acordo com cada estado da federação.
Parte do estudo vem sendo realizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) com a coordenação da Embrapa Solos (RJ). A apresentação dos resultados está prevista para o segundo semestre deste ano e deve contemplar as expectativas dos setores interessados no desenvolvimento da cultura no país.
Para o chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Assad, um aspecto positivo deste estudo é que ele visa promover uma discussão articulada no desenvolvimento das culturas energéticas e de grãos . “Este será o primeiro trabalho de zoneamento para uma cultura que articula, sem conflito, tanto as demandas do Ministério do Meio Ambiente, como as do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, afirma Assad.
As diretrizes e os critérios técnicos para a realização deste zoneamento foram definidos no “Workshop da Cana-de-Açúcar”, que ocorreu na Embrapa Informática Agropecuária, em março deste ano. Solo, clima, relevo, produção e normatização, foram algumas das questões discutidas no evento.
Estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, assessoria da presidência da Embrapa e o chefe-geral da Embrapa Solos, Celso Manzatto. Do setor privado participaram representantes do Centro de Tecnologia Canavieira - CTC e da União da Indústria da Cana-de-Açúcar - Unica, além das universidades Unicamp, USP e UFSCar. Também esteve presente a diretora da Embrapa Tatiana Deane de Abreu Sá.
O grupo executivo do projeto é composto pela Embrapa, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e colaboradores do setor privado e das universidades.

Agropecuaria Espirito Santo
Colaboração: Bruno Gâmbaro Pereira
Embrapa Informática Agropecuária
contato: (19) 3789-5747
brunogp@cnptia.embrapa.br

Eventos Sucroalcooleiro


Universidade Federal de São Carlos - Centro de Ciências Agrárias - CCA
LOCAL
Anfiteatro da Universidade Federal de São Carlos – Campus Araras – SP
Rodovia Anhanguera, KM 174 – Araras - SP
DATA
4,5 e 6 de março de 2009

OBJETIVOS
Difundir tecnologias para aumentar a eficiência da produção de cana-de-açúcar no plantio e colheita mecanizados com a apresentação dos rumos da pesquisa no setor sucroalcooleiro; promover contato entre produtores, empresas privadas, instituições e palestrantes;

PÚBLICO-ALVO

Gerentes e Técnicos de Usinas de Açúcar e Álcool; Fornecedores de cana-de-açúcar; Engenheiros Agrônomos; Produtores Rurais; Pesquisadores; Estudantes; Instituições Públicas e Empresas privadas ligadas ao setor canavieiro.

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Hermann Paulo Hoffmann - Coordenador PMGCA - UFSCar